"Nós sabemos: o ódio contra a baixeza também endurece os rostos!
A cólera contra a injustiça faz a voz ficar rouca!
Infelizmente, nós, que queríamos preparar o caminho para a amizade, não pudemos ser, nós mesmos, bons amigos.
Mas vocês, quando chegar o tempo em que o homem seja amigo do homem, pensem em nós com um pouco de compreensão."
Bertolt Brecht


Os meus sonhos não me deixam, a minha esperança persiste...

Aqueles que deveria manter viva a chama ideológica, não sabem como construir esse novo momento. Se assumiram guerreiros e guerreiras, mas as práticas são obsoletas. Não temos mais companheiros como gostaríamos, temos amigos, temos parceiros, mas a cada um seus problemas lhes bastam.´Fica cada vez mais difícil fazê-los enxergar o outro.

Sentem-se donos dos movimentos, dos sindicatos, das organizações... Conservadores que falam de renovação, dominadores que se fazem de dominados, reprodutores da cultura que dizem combater.

Mas, a minha esperança não me deixa. Não sabemos até onde poderemos ir, sabemos que os caminhos até agora não levaram o povo aonde deveriam estar, não temos mais liberdade do que tínhamos antes. Nem mais pão, nem mais circo.

Tudo continua como antes, ou pior, muitos perderam a esperança. Deixaram de sonhar, deixaram de vê, deixaram de sentir o outro.

As burocracias têm o poder sobre a vida, o sofrimento não é ouvido, o choro não é visto. Nos fechamos em nós mesmos, mas ainda temos esperanças.

Em quê?
......

Em você!