Reforma Política - Olhai o Sinal

O debate ainda superficial da Reforma Política e Partidária, deve ser compreendido dentro da ótica popular e das massas, entretanto cada partido com seus representantes constituídos buscam cada qual a avaliação e as orientações dos votos na perspectiva de manter vivos seus partidos e seus mandatos.


Pena a população não debater as propostas a serem votadas. Sendo preciso agir pela legalidade, exitem os referendos e os plebicistos, nestes locais podemos de fato ter um reflexo melhor dos desejos do povo. Mas os debates vêm tomando de forma tímida as mesas, as entidades de classe, as universidades e alguns grupos organizados.


Neste sentido aconteceu no dia seis de maio de 2011, na Câmera Municipal de Feira de Santana uma seção especial para discutir a Reforma Política e Partidária no Brasil. O evento, proposto pelo vereador do PT, Ângelo Almeida contou com a presença dos Deputados Federais do Partido dos Trabalhadores: Emiliano José, Josias Gomes, Sergio Carneiro e com a observação de vários membros da do PT de Feira de Santana e Região, como Nery (Sind. dos Rodoviários), Vacerezza (Dir. do Centro Industrial Subaé), Rocha (Diretor do Centro Social Urbano), Hugo (Presidente do PT de São Gonçalo), Gerinaldo Costa, Albertino Carneiro, Felipe Freitas, o Vereador Marialvo Barreto e Pedro Américo (Assessor do DEP Zé Neto).

No debate dos temas ligados à Reforma Política temos:

Sistemas eleitorais
Financiamento Público Eleitoral e Partidário
Suplência de senador
Filiação partidária e domicílio eleitoral
Coligações
Voto facultativo
Data da posse dos chefes do Executivo
Cláusula de desempenho
Fidelidade partidária
Reeleição e mandato
Candidato avulso

A cada tópico deste temos as diversas propostas e urge compreendê-los para não sermos engolidos na onda do isolamento, da desinformação e da apatia.